• Menu
  • Menu

Novas regras para entrar no Reino Unido para Portugueses

Estás a planear viajar para a Inglaterra nos próximos meses? Queres saber as novas regras para entrar no Reino Unido a partir de Portugal em 2025? Desde que o país deixou a União Europeia no final de 2020, as regras para cidadãos europeus que viajam para o Reino Unido têm vindo a mudar gradualmente. Neste artigo, irás encontrar tudo o que precisas saber sobre o “UK ETA” para planear a tua viagem ao Reino Unido com toda a documentação necessária.

A partir de 2 de abril de 2025, todos os portugueses e restantes cidadãos da União Europeia deverão solicitar uma Autorização Eletrónica de Viagem (ETA), com antecedência, antes de viajar para o Reino Unido. Trata-se de uma autorização eletrónica necessária para entrar no país para todos os visitantes que não precisam de visto e que vão permanecer no país menos de seis meses. Esta autorização, é necessária ao passar pelo controlo de fronteira, por isso, certifica-te de seguir todos os passos abaixo indicados para garantir que cumpres todas as novas regras para entrar no Reino Unido desde Portugal.

Qualquer cidadão da União Europeia, incluindo Portugal, deve solicitar a ETA se planear viajar para o Reino Unido por um curto período, seja para:

Bandeira da Inglaterra


Importante: Todos os viajantes, incluindo crianças e bebés, devem ter a sua própria ETA, uma vez que é uma das novas regras para entrar no Reino Unido. Além disso, se estiveres a viajar em grupo, cada membro deve requisitá-la individualmente.

  • Tens visto para entrar no Reino Unido;
  • Tens autorização de residência, seja para trabalhar ou estudar no Reino Unido. Isto inclui, por exemplo, o estatuto de pré-residência (pre-settled status) ou residência permanente (settled status) estabelecidas pelo European Union Settlement Scheme (EUSS), bem como o Indefinite Leave to Remain (ILR).
  • És cidadão britânico ou irlandês, ou tens dupla nacionalidade e possuis um passaporte britânico ou irlandês válido;
  • Viajas com um passaporte de cidadão dos territórios britânicos do ultramar
  • Vives na Irlanda e estás a viajar da Irlanda, Guernsey, Jersey ou Isle of Man
  • Estás a fazer escala no Reino Unido e não precisas retirar bagagem e/ou passar pelo controlo de fronteira para continuares viagem. Esta situação aplica-se apenas nos aeroportos de Heathrow (T4) e Manchester. No entanto, se não tiveres a certeza, é sempre melhor verificar com a tua companhia aérea.

A ETA é uma autorização digital vinculada ao passaporte do viajante. Com ela, é permitida a entrada no Reino Unido por, no máximo, seis meses por visita. Esta autorização é válida por dois anos ou até à data de validade do passaporte, consoante o que ocorrer primeiro. Durante esse período, podes viajar para o Reino Unido várias vezes para estadias com menos de seis meses cada.

Observação: mesmo que tenhas uma ETA aprovada, a entrada definitiva no país está sempre sujeita à decisão do controlo de fronteiras britânico.

O pedido pode ser submetido de duas formas diferentes. Em primeiro lugar, podes fazer o download da aplicação ‘UK ETA’ através da App Store ou Google Play Store. Por outro lado, se o teu dispositivo não for compatível com a aplicação, tens ainda a opção de fazer o pedido através site oficial do governo britânico:

Ao pedir a autorização, são solicitados os seguintes documentos:

  • Passaporte válido
  • Fotografia digital recente
  • E-mail
  • Método de pagamento (Visa, Mastercard, American Express, Apple Pay ou Google Pay)

Neste pedido, deves usar a aplicação para fazer o scan do teu passaporte e rosto. De seguida, deves fornecer todas as informações solicitadas, incluindo responder a algumas perguntas de elegibilidade. Caso tenhas menos de 18 anos, também precisarás fornecer os dados da pessoa responsável por ti. Por fim, para enviar a inscrição, é necessário pagar uma taxa não reembolsável de 16 libras.

De acordo com informações oficiais do Governo Britânico, o tempo médio de resposta para aprovação do pedido é de até três dias úteis a partir da data de envio, no entanto, pode demorar mais em certos casos. Por esse motivo, recomendamos solicitar uma ETA pelo menos duas a três semanas antes de viajar para o Reino Unido. Assim que for tomada uma decisão, receberás um e-mail com o resultado final. A partir desse momento, podes até desinstalar a aplicação, já que a ETA está vinculada digitalmente ao passaporte.


Caso precises de mais informação sobre as novas regras para entrar no Reino Unido, podes sempre consultar o site do governo britânico ou até mesmo assistir ao vídeo explicativo disponível no seu canal do YouTube, ao clicar aqui.

Todos os campos de férias em em Juvigo!


Todos os campos de férias em em Juvigo!


0 / 5. Em geral: 0

Sara Venâncio

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *