Como organizar um campo de férias?
Estás a pensar em como organizar um campo de férias ou estás apenas curioso? Na Juvigo temos muitos anos de experiência a colaborar com múltiplos organizadores, por isso estás no sítio certo. Ao longo deste artigo explicaremos-te como organizar campos de férias, bem como dar-te-emos dicas no caso de quereres desenvolver o teu projeto.
1º Desenvolver uma lista das ideias para o teu projeto de campos de férias
Ao montar um campo de férias o primeiro passo é analisar a realidade do projeto e perguntar a ti próprio, o que é que queres exatamente. Deves anotar em detalhe as características que desejas que o teu campo de férias tenha. Para te ajudar a organizar todas as ideias que te estão a surgir na mente, vamos dar-te alguns dos pontos chaves e fundamentais de um campo e o que eles significam. Para que o teu plano de negócios comece a ganhar forma.
2º Definir o público alvo e o tema do campo de férias
Como quero organizar o meu campo de férias? Quero abrir um campo de férias para crianças, adolescentes, adultos ou famílias?
Esta é a primeira pergunta que deves fazer a ti próprio ao organizar um campo de férias. Considerando que, dependendo das faixas etárias, determinarás as possíveis atividades de aprendizagem e/ou entretenimento que irás fazer com o grupo de participantes. Entre outros fatores que iremos falar nos próximos pontos.
Uma vez definidas as idades, podes eleger um tema que se enquadre na faixa etária selecionada. Existem muitos tipos diferentes de campos de férias e colónias de férias! Depende de ti qual queres oferecer para que os futuros participantes se sintam atraídas a passar os seus dias livres no teu campo de Verão. Ou até mesmo no campo de férias de Natal.
Na cidade, campo, na praia, aventura, desportivo, arte, música, surf, futebol, equitação, wakeboard, cursos de línguas ou de mergulho, ou até mesmo programas escolares… A lista é bastante longa! Se escolheres um campo de férias infantil, por exemplo, podes optar por um campo de férias desportivas, e se for para adolescentes, um campo de férias de surf nunca falha.
3º Procurar um local perfeito e ideal
Imaginemos que finalmente decidiste saber como organizar um campo de férias de aventura para participantes entre os 6 e 17 anos de idade. Uma vez definido o teu público-alvo, deves começar a localizar geograficamente o local onde o teu projeto se realizará. Deves procurar um destino de acordo com o que elegestes. Neste caso, um lugar na natureza que te permita realizar as diferentes atividades de aventura e tradicionais que terás de programar para que os participantes desfrutem plenamente das suas férias.
Pode ser na tua localidade ou em outras onde estas atividades são mais comuns de serem realizadas. Viajar para fora da zona de habitação pode ser uma vantagem que permitirá aos jovens gerar uma maior autonomia. Depois de fazeres uma lista de possíveis lugares e para avançarmos para os outros pontos, hoje, vamos eleger Ovar como o destino.
4º Definir períodos e datas
Agora que estão definidas as idades, o tema e o destino, o passo seguinte é definir as datas em que o campo de férias decorrerá, terás também de pensar no teu público-alvo e na altura do ano em que eles estarão disponíveis para participar no teu campo de férias.
Para escolher as datas certas podemos pensar em ocasiões específicas como a interrupção letiva, por períodos mais ou menos prolongados e em que os pais precisam de colocar os seus filhos em campos de férias ou atividades para passarem tempo de qualidade enquanto estes trabalham.
As interrupções letivas podem ser: o Carnaval, a Páscoa, o Verão ou o Natal. Dependendo do tema e de outros fatores externos importantes, tais como o clima, definirão o período do ano em que o campo terá lugar. Neste caso, escolheremos os meses de Verão, pois são os mais comuns para organizar campos de férias.
Lembra-te que existem dois tipos de campos de férias. Em alguns as crianças passam apenas parte do dia e regressam a casa pela tarde (estes são normalmente chamados campos de férias diários). Noutros as crianças desfrutam de uma experiência completa de campo de férias, passando a noite. Nestes casos, o campo deve cumprir a sua responsabilidade de proporcionar as instalações necessárias para que a criança durma e se sinta confortável durante toda a sua estadia.
Concluímos, assim, a parte inicial do nosso campo de férias, o que vamos oferecer é um campo de férias de aventura em Ovar.
5º Definir a logística do campo de férias
Nesta fase é onde começarás a executar o que planeaste anteriormente. Terás de ter em conta os detalhes legais e de saúde que serão as bases e o principal do teu campo. Considerando que existem muitos aspetos a ter em conta, elaborámos uma lista com os mais importantes para que não te esqueças de nenhum:
Para avançares com este tipo de projeto, deves informar-te o mais possível junto das entidades competentes e de um contabilista, de forma a que cumpras todas as tuas obrigações, assim como usufruir de todos os teus direitos conferidos pela lei.
Há vários aspetos importantes no planeamento dos menus, as refeições devem ser variadas e nutritivas. É indispensável que cada participante terá de comer até 5 refeições por dia durante toda a experiência: pequeno-almoço, almoço, lanche, jantar e ceia. Para além disso, deves ter em consideração alergias e intolerância alimentar que alguns participantes possam ter.
Também é necessário teres atenção ao embalamento correto dos alimentos. Se por exemplo durante o campo de férias de Verão tiveres planeado uma excursão de um dia, deverás ter os recursos necessários para transportar a comida até ao destino. De modo a que seja preservada nas melhores condições possíveis.
Para além destes existem outros elementos necessários para o básico funcionamento do campo de férias. Tais como uma equipa com formação em primeiros socorros, que será responsável por prevenir e lidar com qualquer eventualidade. Nestes casos, o seguro é também um requisito importante a fim de proteger a integridade de todos os envolvidos.
Deves dispor das qualificações acreditadas dos teus colaboradores, pois estas determinam o profissionalismo e a integridade do campo de férias.
6º Acrescentar um pouco de diversão extra
Algumas atividades e jogos promovem competição saudável, auto-aperfeiçoamento, liderança e trabalho em equipa. Por isso, para além de todos os pontos acima mencionados, é importante que faças uma lista de jogos divertidos para entreter os participantes.
Deves ter em conta as características do teu grupo e o tema do campo de férias. Para que tudo o que planeias esteja em sintonia com o conceito principal do teu campo de férias. Se quiseres obter algumas ideias, recomendamos que dês uma vista de olhos ao artigo onde falamos de atividades para campos de férias.
Esperamos que as nossas dicas te ajudem a organizar campos de férias. E, já sabes, a Juvigo terá todo o interesse em ter uma parceria contigo. Dá o teu melhor e desenvolve um projeto incrível. Alguma dúvida que tenhas contacta-nos via e-mail que teremos todo o gosto em ajudar-te contacto@juvigo.pt.
Deixe um comentário